quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pequenos complexos (:

Pequenos complexos
  Matilde, era uma rapariga de 14 anos que gostava de um rapaz, mas esse rapaz não lhe dava o devido valor por ela ser “cheiinha” , com apenas 14 anos Matilde pesava 80 kg .
  Toda a gente criticava Matilde por ser gorda, até a sua própria irmã Catarina.
  Estranhamente, esta história começa no aniversário do pai de Matilde. Estava sentada à mesa com o resto da família e estava a pensar em como João gostaria dela se esta tivesse menos 30 kg do que o seu peso total. 
   Enquanto isso , a mãe contava como Matilde era tão estudiosa :
   - Não é Matilde? Matilde? Matildeeee ? 
   - Sim mãe ? Peço desculpa estava a pensar em … - disse Matilde quando Catarina a interrompeu.
   - Em quê? Chocolates para variar? – Disse Catarina , entre risos. 
   Naquele momento Matilde corou de vergonha , só lhe apetecia desaparecer dali .
   - Podes esconder-te debaixo da mesa , mas não acredito que caibas. – disse Catarina ,a  sorrir ironicamente .
   - Catarina , já chega ! – disse exaltadamente o pai . 
   - Peço desculpa mas … - tentava justificar-se quando a mãe a interrompeu.
   - Bem , meus queridos continuemos a comer. – disse a mãe docilmente . 
    Continuaram assim o jantar. No dia seguinte quando Matilde se dirigia para a escola recebeu um sms que dizia: 
   - “ Queres encontrar o caminho para a felicidade? Então vem ter comigo ao Café Club às 15h” .
   Matilde lá estava às 15 horas , mas não aparecera ninguém até que se cansou de esperar e às 17horas decidiu voltar para casa . Quando ela se preparava para sair o empregado do café  perguntou-lhe: 
   - És tu a Matilde Neves? 
   - Sim , sou. Passa-se alguma coisa? -  perguntou Matilde , muito nervosa.
   - Bem , hoje apareceu cá uma pessoa e pediu para eu te dar este jornal, pediu para eu não te disser de quem se trata , espero que compreendas.
   - Sim, muito obrigado. – Respondeu Matilde um pouco confusa.
   Matilde olhou para o jornal e viu que na capa tinha um título que dizia “Rapariga de 15 anos morre por excesso de peso”. Naquele momento Matilde tomou uma decisão que mudaria a sua vida por completo. 
   No dia seguinte, Matilde contou à sua melhor amiga, Laura que era uma rapariga muito bonita e simpática, a sua decisão . Laura concordou totalmente com a decisão de Matilde que era fazer uma dieta. 
   Um mês depois, Matilde estava mais magra, pesava agora 57kg. João começava agora a reparar nela e nos seus lindos olhos azuis e cabelos loiros.
  A sua irmã Catarina, já não fazia comentários sobre ela, parecia tudo estar a encaixar-se.
  Foram passando dias e mais dias e João começa a gostar de Matilde, mas Matilde agora só se interessava pela sua dieta, já não ligava à escola, as suas notas começaram a baixar, já não ligava à melhor amiga, esquecera por completo João, que era o motivo, por ela querer ser magra.
   A cada dia que passava Matilde tornava-se mais magra e mais fraca, o azul dos seus olhos tornou-se cinzento e os seus cabelos perderam a cor, o seu sorriso perdeu o brilho. Matilde, pesava agora 30 kg, estava claramente com anorexia.
   Era o dia de aniversário de Laura e Matilde esquecera-se completamente. 
   Quando se arranjava para ir para escola nesse dia o alarme do telemóvel tocou a avisar que era o aniversário de Laura. Matilde perguntou-se a si mesma como era possível ter-se esquecido do aniversário da sua própria melhor amiga.
   Chegou à escola e correu a ir dar os parabéns à amiga, foi aí que Laura perguntou à amiga se queria ir jantar lá a casa.
  - Agradeço o convite , mas não obrigado. – respondeu Matilde. 
  - Matilde, tu não comes praticamente há um mês ou mais , ignoras o que se passa à tua volta, o João gosta de ti e tu não aproveitas isso. Se o teu objectivo era ser anoréctica , boa conseguiste. Tu descontrolaste-te Matilde! E por favor , não negues a realidade. 
   Matilde virou costas como se não tivesse acontecido nada.
   Nesse mesmo dia Matilde vai à psicóloga, quando entra no consultório a doutora manda-a sentar e começam a conversar.
   - Então Matilde o que te trouxe até aqui?
   - Bem , primeiro eu era gorda e todos me criticavam por isso , agora sou magra e olham para mim como se fosse um monstro , parece que não me encaixo em nenhum lugar – nesse momento Matilde não conteve às lágrimas – sabe o que é ser humilhado pela irmã? Sabe o que é sentir-se rebaixada por todos? Eu não quero continuar assim, eu quero ser feliz, é o meu único objectivo.
   A conversa continuou durante algumas horas e quando saiu do consultório Matilde já sabia o que tinha a fazer, não queria continuar a viver nesse mundo cruel, onde as pessoas eram tão preconceituosas.
   Foi às 17h15m do dia 17 de Março que Matilde decide pôr fim à vida , enquanto esperava o metro para voltar para casa , atira-se para as linhas do metro e acaba por morrer.
   No dia do seu funeral, estava lá a sua melhor amiga, os seus pais, a sua irmã e João que nesse dia lhe ia pedir em namoro. 
  Quem se sentiu pior foi a sua melhor amiga porque as últimas palavras que lhe disse forçaram-na a fazer o que fez e morreu no dela do seu 15º aniversário.
  No momento em que Laura começa a chorar, surge uma nova estrela no céu, a mais brilhante de todas. 
  Passam-se alguns anos e Laura tem uma filha, à qual dá o nome de Matilde em homenagem à sua sempre melhor amiga Matilde Neves. 

2 comentários:

  1. amei , embora tenha um final bastante triste amor ]:

    ResponderEliminar
  2. ; sim , eu sei amor (x .
    mas este texto é mais ou menos para as pessoas não serem tão preconceituosas porque podem estar a pôr vidas em jogo :x .
    E por outro lado também para as raparigas perceberem que não é com dietas e mais dietas que vão ser perfeitas , muito pelo contrário ;x .

    ResponderEliminar